Fabrício Oliveira

Desenvolvedor Front-end

Blog

Ubuntu 16.04 - atalhos de cantos param de funcionar no Unity

Corrigindo na gambiarra o problema das Hot Corners ou atalho de cantos que param de funcionar após o boot no Ubuntu 16.04 (Unity). Gosto de usar o canto superior esquerdo pra espalhar todas as janelas de aplicativos abertos e o inferior direito pra mostrar as áreas de trabalho.

Em algum momento isso parou de funcionar, só voltava após ativar e desativar essa funcionalidade na ferramenta de ajuste do Unity ou reiniciando o sistema. Depois descobri que é necessário reiniciar o gerenciador de janelas via terminal com o comando sudo systemctl restart lightdm.service.

Depois descobri uma solução mais simples: unity --replace que podia ser acionado com ALT + F2 na janela "Executar um comando".

Até onde pesquisei não há uma solução pra esse problema, além de trocar o Unity por outra interface, o que não me atenderia por enquanto (uso Unity pela agilidade e XFCE quando preciso de RAM sobrando!).

Fui pesquisar uma forma de pelo menos automatizar esse processo, foi aí que descobri como transformar em um script e carregar após login na inicialização sem ter que ir no ALT + F2.

Criei um script baseado nessa thread e fiz uma leve modificação:

#!/bin/bash
#fix scale hot corner
sleep 6
unity --replace
exit 0

O script aguarda 6 segundos até executar unity --replace e encerrar. A desvantagem é ver a interface ser recarregada após o login, mas diminuindo o tempo de sleep quase não se percebe pois é rápido.

Salvei o script como fixhotcorner na pasta home/user/bin e o tornei executável com chmod +x fixhotcorner.

Aṕos isso é só procurar por "Aplicativos iniciais de sessão" e adicionar o script executável informando o endereço do mesmo e é só reiniciar o sistema para testar!